Prefeito Juliano Duarte propõe consórcio entre Mariana, Ouro Preto e Itabirito

Por Raissa Alvarenga
Na tarde desta quarta-feira (06), em coletiva à imprensa, realizada na sede da Prefeitura de Ouro Preto, o prefeito em exercício, Juliano Duarte, propôs a criação de um consórcio entre as cidades que compõem a microrregião dos Inconfidentes, para que as ações de enfrentamento e combate a COVID-19 sejam unificadas e potencializadas. A proposta foi bem recebida pelos representantes dos municípios.
A proposta do consórcio surge em meio ao crescimento de casos na região, sobrecarregando o sistema de saúde das três cidades. A proposta do prefeito Juliano Duarte tem como objetivos a compra de medicamentos, exames e realização de procedimentos de média e alta complexidade. A medida, executada de forma integrada, segundo Duarte, vai gerar mais segurança e economia para os municípios. "O Estado poderá investir, as empresas mineradoras devem investir. Esta é uma proposta que precisamos fazer. Temos condições para isso e com certeza teremos um impacto positivo", ponderou o prefeito.
Transporte público
Um ponto ressaltado por Duarte, quando perguntado pelos jornalistas, é em relação às reclamações, constantes, da população quanto as aglomerações no transporte público. De acordo com o prefeito, caso a empresa concessionária destes serviçõs não atenda todas as solicitações do município, que foram apresentadas pelo Comitê de Saúde, para minimizar o impacto da proliferação do vírus, a prefeitura vai entrar com uma ação judicial para assumir a prestação deste serviço.
“A empresa não demonstra que vai nos atender em nossas solicitações. Precisamos das linhas dos distritos, que foram retiradas. Precisamos do aumento do número de ônibus nas linhas dentro da cidade. Não podemos ir na contra mão e criar situações que só causam o aumento da propagação da doença”, disse.
O prefeito voltou reafirmar que medidas já estão sendo tomadas pelo Executivo, como aumento na fiscalização, campanhas massivas de conscientização, aumento no quadro de agente de endemias e abertura do diálogo com as forças policiais da cidade.