Gabinete do Prefeito


O Gabinete tem como principal função assessorar o prefeito em suas funções políticas, bem como nas relações institucionais dentro e fora da prefeitura. Desde o planejamento da agenda de compromissos do prefeito, até o encaminhamento de documentos, atas, comunicados internos, entre outros. O setor atua, também, como um mediador entre o prefeito e suas secretarias. Determinados assuntos, de menor complexidade, podem ser resolvidos pelo órgão, sem necessariamente, passar pelo prefeito. Outro importante papel do Gabinete é estabelecer um contato direto entre prefeito e comunidade, diminuindo a distância entre eles. O objetivo é possibilitar a participação efetiva e a contribuição do marianense durante o período de gestão.

Nome: Ronaldo Alves Bento

Ronaldo Bento é graduado em direito pela Faculdade de Direito de Coselheiro Lafaiete -  FDCL, concluído em 2008, advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho e militante nas áreas Criminal e Cível.

Iniciou sua trajetória política em 2012, obtendo 690 votos e ficando como 1º suplente pelo PSL. Nas eleições 2016, foi eleito vereador pelo PSB com 1.304 votos, e nas eleições 2020, foi eleito vereador pelo PSB com 1.360 votos, sendo o segundo vereador mais bem votado. Dessa forma, assumiu seu segundo mandato, garantindo a presidência da Câmara Municipal de 2020 a 2022.

Ronaldo Bento também foi Presidente do Sindicato Metabase Mariana de 2013 a 2017, diretor do sindicato e Presidente da Câmara de vereadores de Mariana de 1° de janeiro de 2021 a 1° de julho de 2022 e presidiu a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Mariana no biênio 2021-2022.

Em 2020, recebeu a medalha de Minas, enquanto em 2022 recebeu a medalha Pedro - O Libertado em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Além da política, o prefeito, que é casado e pai de dois filhos, atua na mineração ao longo de duas décadas e é funcionário da VALE há 21 anos.